Sistema Press Club
sábado, 27 de abril de 2024
Consulte

WPK - Perfil de Fontes

WPK - Acesso Rápido

WPK - PROAGÊNCIA
Cunha, a charmosa “terra dos ceramistas”, agrada aos mais diferentes perfis de viajantes
Press Kit - ABAV 2013
Página principal do Press Kit  ABAV 2013Enviar notícia por e-mail | Versão para impressão | Digite ao lado para pesquisar
Arquivo | Turismo

Tamanho do texto: A+ A-


Cunha, a charmosa “terra dos ceramistas”, agrada aos mais diferentes perfis de viajantes

Dos prestigiados ateliês ao roteiro gastronômico, é possível conhecer a estância climática sob diversos ângulos – e se apaixonar por ela a cada nova visita

Riquezas naturais, ateliês de cerâmica, pousadas graciosas, bons restaurantes e festivais. Atrativos turísticos não faltam na Estância Climática de Cunha. Com acesso pela via Dutra, a cidade do Vale do Paraíba possui tradição artística desde a década de 1970 e é reconhecida como o maior núcleo de cerâmica de alta temperatura da América do Sul. Não à toa, abriga mais de 20 encantadores ateliês.

Mas não só de arte é feita a cidade. Pelas íngremes ladeiras de Cunha espalham-se também convidativos restaurantes, onde são servidos quitutes regionais, a exemplo das tradicionais receitas preparadas à base de pinhão, truta e carne de cordeiro – que estrelam importantes festivais gastronômicos realizados anualmente.

Na alta temporada, restaurantes e pousadas preparam cardápios especiais e levam milhares de turistas à cidade – atraídos pelos ingredientes fresquinhos, chefs criativos, serviço atencioso e, claro, pelos pratos saborosos.

Charmosas, as pousadas – algumas localizadas na região central e outras escondidas entre as montanhas – oferecem hospedagem aconchegante para famílias e casais em busca de sossego e relaxamento. Além do atendimento impecável e total conforto, os estabelecimentos proporcionam vistas deslumbrantes da Serra do Mar.

Por sua topografia montanhosa, clima temperado e seco e mananciais em abundância, Cunha tornou-se “Estância Climática” em 1948, após um decreto estadual. Não à toa, a cidade é um dos melhores destinos de ecoturismo do país, com belezas naturais a perder de vista – que podem ser admiradas a pé, de bicicleta, a cavalo e até de caiaque.

As trilhas e cachoeiras do Parque Estadual da Serra do Mar, por exemplo, divertem atletas iniciantes, amadores e experts. No Núcleo Cunha, os visitantes podem explorar a paisagem por meio de três diferentes trilhas, todas limpas, organizadas e preservadas: a trilha do Rio Paraibuna, a das Cachoeiras e a do Rio Bonito – que apresentam baixa, média e alta dificuldade, respectivamente. Em qualquer uma delas a conexão com a natureza é garantida e proporciona cenários perfeitos para passeios românticos, de aventura ou com a família.

Fora do Parque Estadual há outros interessantes roteiros ao ar livre, como a Trilha do Ouro, que percorre o caminho feito pelos escravos quando escoavam o ouro desde Minas Gerais até o porto de Paraty. O Pico da Macela – a 1850 metros de altitude –, as cachoeiras do Pimenta e do Desterro, entre muitas outras cascatas da região, também são atrações imperdíveis.

Durante as temporadas de verão e de inverno a cidade é embalada por animados festivais que transformam a Praça Matriz em um grande palco – onde acontecem apresentações gratuitas de artistas locais e nacionais, consagrados e iniciantes. Em 2013, por exemplo, o destaque do Festival de Inverno foi o cantor Ivan Lins, um dos grandes representantes da música popular brasileira.

Cunha está localizada no Alto Vale do Paraíba e fica distante 232 quilômetros de São Paulo. De clima temperado e seco, no inverno as temperaturas podem chegar a valores negativos durante as madrugadas. Estância climática tradicional, Cunha também é uma cidade com ampla infraestrutura turística, com dezenas de pousadas e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Mais informações podem ser obtidas no site www.cunha.sp.gov.br.

AD Comunicação & Marketing

(11) 3862.5745

www.adcomunicacao.com.br




Compartilhar este conteúdo em Redes Sociais Facebook

Twitter

 

Mais informações para a imprensa:
Luiz Henrique Miranda
LH Miranda
Assessoria de imprensa ABAV 2013
Fone: 11 - 3873-5488
Cel: 11 - 9658-8766
E-mail: lhmiranda@pressclub.com.br
Site: http://www.pressclub.com.br

 
 
Sistema Press Club® 1996-2007